quarta-feira, 18 de junho de 2008

Globalização e Economia Mundial

A globalização é um fenômeno do mundo atual. Caracteriza-se por um conjunto de mudanças no processo de produção de riquezas, nas relações de trabalho, no papel do Estado, nas formas de comunicação sociocultural. Com base na idéia de globalização reflita e comente o poema de Carlos Drummond de Andrade que faz uma critíca à sociedade atual , destacando os seguintes pontos ao tecer seus comentários:
Destacar os elementos da vida cotidiana.
Destacar a ordem de importância entre esses os elementos (pessoa,mercadoria, e marca) .
Indentificar da critíca à sociedade.
Indentificação dos logotipos de mercado.
Opinar sobre a temática.

Leia o poema:

EU, ETIQUETA


Em minha calça está grudado um nome

Que não é meu de batismo ou de cartório

Um nome... estranho.

Meu blusão traz lembrete de bebida

Que jamais pus na boca, nessa vida,

Em minha camiseta, a marca de cigarro

Que não fumo, até hoje não fumei.

Minhas meias falam de produtos

Que nunca experimentei

Mas são comunicados a meus pés.

Meu tênis é proclama colorido

De alguma coisa não provada

Por este provador de longa idade.

Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,

Minha gravata e cinto e escova e pente,

Meu copo, minha xícara,

Minha toalha de banho e sabonete,

Meu isso, meu aquilo.

Desde a cabeça ao bico dos sapatos,

São mensagens,

Letras falantes,

Gritos visuais,

Ordens de uso, abuso, reincidências.

Costume, hábito, permência,

Indispensabilidade,

E fazem de mim homem-anúncio itinerante,

Escravo da matéria anunciada.

Estou, estou na moda.

É duro andar na moda, ainda que a moda

Seja negar minha identidade,

Trocá-la por mil, açambarcando

Todas as marcas registradas,

Todos os logotipos do mercado.

Com que inocência demito-me de ser

Eu que antes era e me sabia

Tão diverso de outros, tão mim mesmo,

Ser pensante sentinte e solitário

Com outros seres diversos e conscientes

De sua humana, invencível condição.

Agora sou anúncio

Ora vulgar ora bizarro.

Em língua nacional ou em qualquer língua

(Qualquer principalmente.)

E nisto me comparo, tiro glória

De minha anulação.

Não sou - vê lá - anúncio contratado.

Eu é que mimosamente pago

Para anunciar, para vender

Em bares festas praias pérgulas piscinas,

E bem à vista exibo esta etiqueta

Global no corpo que desiste

De ser veste e sandália de uma essência

Tão viva, independente,

Que moda ou suborno algum a compromete.

Onde terei jogado fora

Meu gosto e capacidade de escolher,

Minhas idiossincrasias tão pessoais,

Tão minhas que no rosto se espelhavam

E cada gesto, cada olhar

Cada vinco da roupa

Sou gravado de forma universal,

Saio da estamparia, não de casa,

Da vitrine me tiram, recolocam,

Objeto pulsante mas objeto

Que se oferece como signo dos outros

Objetos estáticos, tarifados.

Por me ostentar assim, tão orgulhoso

De ser não eu, mas artigo industrial,

Peço que meu nome retifiquem.

Já não me convém o título de homem.

Meu nome novo é Coisa.

Eu sou a Coisa, coisamente.


Carlos Drummond de Andrade - O corpo. Rio de Janeiro, Record, 1984.


Proposta de trabalho de Geografia para as turmas de 8ª série da E.E.F.M Poeta
Patativa do Assaré.

43 comentários:

Unknown disse...

Ele se refere as marcas,etiquetas de roupas.
Em relação a Globalização,ele se refere as linguas,á mordenidade de hoje em dia.

Unknown disse...

bem apesar desse texto falar muito da vida cotidiana!!eu entendi que esse texto fala de marca e anuncios que o poeta tem na blusa no sapato ou em qualquer outro lugar referente a ele
pois ele se acha um ponto referencial para as pessoas um escravo da matéria anunciada.

eferson disse...

O MEU COMENTÁRIO QUE ESSE POEMA ESTÁ MOSTRANDO A VIDA DO COTIDIANO,ELE ESTÁ MOSTRANDO QUE TEM RIQUESA E TEM PORBREZA ONDE AS PESSOAS SOBRE VIVE. ESSE POEMA FALA UM POUCO DE ABITO DAS ORDEM E ETC ...

eferson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Pinheiro disse...

VITOR AFONSO
eu achei este texto muito legal tem muitas coisas intereçante como roupa dele tem uma marca de cigaro e aroupa tem o diploma de bebida mas so
que ele não bebi e nem fuma e as pessoa pensão que ele fuma mais so que ele não fuma e nunca fumou e nunca bebeu.
bem apesar desse texto fala muito da vida contidiana!! eu entede que o texto fala muito sonbre marca.

Socorro Pinheiro disse...

thiago
eu acho qui na minha opinião fala sobri muitas coisas inportante sobri sigarro bebedas que ele nuca fez mas qui nu poema fala sobri isso.

Socorro Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eferson disse...

efersonbrito@hotmail.com orkut
bulacha_gap@hotmail.com orkut
efersonbrito@yahoo.com.br mail
efim_100%leao@hotmail.com orkut
gap_+nfc+tuf@hotmail.com orkut
efferson_jeitomuleque@hotmail.com
orkut


agora so msn
efersonbrito@hotmail.com
gap@hotmail.com
jito_muleque@hotmail.com
tuf_100%bulacha@hotmail.com


ai meus orkut e meu mail e meu msn

Socorro Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Pinheiro disse...

RAFAEL SILVA COSTA:
a base do poema ele fala um pouco como as pessoas elas naõ se organiza-se as coisas do homem
essa mesagem ela reflete o modo de vive o proprio homem ele destroi o seu abitate porque? poque ele naõ se reflete; reflete é um modo de vive

nós tem qui da valor nas cisas que agente vaz arma naõ mata niguei pessoas matam pessoas.

Socorro Pinheiro disse...

MIDIANE BATISTA SARAIVA
ele esta se referindo a marca de roupa, ele se referi tambem em a marcas de cigarro que e anuciado em camiseta e a maioria das pessoas nao sao fomates ele se referi a globalizacao de hoje ele se referi as bebida algoligas e hoje em dia esse caso esta pio e isso que ele quis passa para nos

Socorro Pinheiro disse...

AMANDA
o poema fala sobre uma sociedade Glabalizada, que se preoucupa em andar na moda mesmo sem ser o seu real gosto, que alternam para as novidades que aparecem na mídia de hoje em dia.

Socorro Pinheiro disse...

RAFAEL DA SILVA MARTINS
ele esta se referindo a marca de roupa, ele se referi tambem em a marcas de cigarro que e anuciado em camiseta e a maioria das pessoas nao sao fomates ele se referi a globalizacao de hoje ele se referi as bebida algoligas e hoje em dia esse caso esta pio e isso que ele quis passa para nos

Unknown disse...

Gostei muito do texto eli fala muito da pesoa eiso que eu acho muito legau
o texto que eli fala de si eu naõ gosto de fala de min poriso que eu naõ com sigo taben.

Socorro Pinheiro disse...

epouque refere as marcas ettiquetas de roupas. e nao deiveimos so sibreicuba com rouba mais si conos.

globalizaçao ele refere as linguas a`mordenidade dehoje endia.

valneide meideiros

Socorro Pinheiro disse...

BRENA KERCIA
o meu comentário que esse poerma está
mostrando a vida de cotidiano,ele está mostrando que tem riquesa e tem
porbreza onde as pessoas sobre vive,essepoerma fala um pouco de abito das ordem e etc...

Unknown disse...

Poema classico que fala de marcas de ropas de etiquetas e se refere também
a mercadorias também fala de pobreza e riqueza geralmente poucas pessoas tem condições de comprar roupas de marca alguns até robam para poder compra essas roupas de marca coisas q se eles coseguirem batalhar na vida coseguem ser uma pessoa onesta com serteza ira conseguir ñ apenas só uma mas sim varias.


Autor: Ronaldo:}


Obrigado

Unknown disse...

ronaldo_pdm@hotmail.com
orkut
msn

Socorro Pinheiro disse...

IOLANE ALVES
Ele se refere as marcas,etiquetas de roupas.Esta se referindo uma roupa com a marca de cigarro,de sabato,de sabonetes, e ele também não fuma e nem bebi as pessoas pensa fuma e nunca fumou.

Socorro Pinheiro disse...

DEYSIANE
Esse poema é muinto legal eu amei fala de muitas coisas intereçante.
como a marca é quais todas pessoas gostam como eu gosto muito de usar roupas de marca,
como a farda, e tambem fala da vida como ela é. não bebi como a marca do sigaro que não fuma e etc...

Socorro Pinheiro disse...

TAYNARA
Adorei. fala de coisas que acontese em nosa vida. e coisas que agente não fais e acontece é bom agente prestar bem atemção enunca cometer falha esse poema fala de produtos. fala do fumo que pregudeseal a saude fala tambem da bebida e de coisas que agemte não tem que fazer como beber de mais fumar de mais por que da vareas doenças como o cânce. ele se refere a marcar de roupas talves ele tenha uma obseção com roupas e etc.adorei deichar o meu comentário eu agradeso a quem ler esse meu comentário beijo ok.

Socorro Pinheiro disse...

WELLINGTON
eu achei esse text o legal porque fala da vida de outra pessoa e do contidiano dela e do que ela acha de sua propria vida

Socorro Pinheiro disse...

FRANKLIN DELANO LENDENGUES DE CARVALHO
o meu comentário éque alguns
negócios são diferentes de outros
negócios. Por exemplo O geito que
eles lhe daõ com esses negócios
É um geito bem diferente do que
com A familia deles.

Unknown disse...

JULIANA FREITAS
ele faz muitas criticas sobre a vida humana que vivemos hije em dia coisas q estao erradas e coisas certas a modernidade ele fala de tudo moderno e as coisas antigas como deveria ser nossa vida o q esta errada .
bjaooooooo para quem esta olhando meu relatorio

Unknown disse...

bem isso as marcas que todas as psssoas tem um problema no seu nome as vez nao gosta do seu nome mais e sempre .assim umas ficuldade pode aparecer na vida das pessoas quando nao gostam do seu nome. nao ligui o que as vezes ficam zobando do seu nome pois o mais importante e o que voce acha e nao o que as pessoas acha.

Unknown disse...

eu entendi que esse poema fala da vida de uma etiqueta que tinha escrito o que nao tem nada a ver com a vida dele que ele nao fazia nada daquilo que tinha escrito e isso mostra a vida cotidiano dele que ele estara em qualquer luga

Socorro Pinheiro disse...

LUANA PORTELA DAMASCENO
bom aqui ele esta falando da globalizaçao do mundo,ele esta retratando como e hoje o mundo atual e requer muito a atençao das pessoas que hoje vivem aqui. O poema fala dos objetos que nos utilizamos muito no dia-a-dia,por exemplo ele fala de marcas de etiquetas de roupas,de sapatos,de cigarro,ele também esta se referindo a modernizaçao mundial que não alternam-se no nosso dia-a-dia.A Globalização e um processo de mudanças que ocorrem no mundo globalizado de hoje.Ele também esta relatando sobre a economia mundial e as riquezas que aqui existem no mundo atual e das formas sociocultural.
Eu gostei muito do comentário ele é bem legal.bom trabalho para os outos.THAU!!!

Unknown disse...

ei prof gostei muito do texto fala muito sobre pessoas. adoreiii o siti muito bom para nos e pra vcs professoris gostei d+ dessa aula muito boa messmo jafalei d+ blz bejj kkkkkkkkkkkkkkkkk

Socorro Pinheiro disse...

JOSE FELIPE
ele relata de sua vida contidiana e
do se passano seu dia-a-dia.quando ele se refere a globalizaçao,ele se refere as linguas,as modernidades,do-
dia de hoje.
ele tambem relata da sua vida pessoal
ele tambem serefere as marcas,etiquetas de roupas.

Socorro Pinheiro disse...

FLAVIANA BRITO
esse poema si refere a marcas etiquetas de roupas tambem mais ele si refere mais a globalizacao e a vida cotidiana di hoje em dia porisso qui esse texto e muito interessante e tambem fala das mordenidades das vidas cotidiana.
pois ele se acha um ponto referencial para as pessoas um escravo da materia anunciada.

Socorro Pinheiro disse...

JORDANIA
eu achei esse texto muito legal, ele fala de muitas coisas mais ele dis que o homem não tem nome mais ele fala de marcas e de anuncios que o poema tem na blusa e no sapato mais no final ele fala que o nome dele é coisa legal né...

Socorro Pinheiro disse...

ANA CRISTINA.
eu entendi que ele fala do que ele não é ele tenta passar uma identidade que ele demostra ter mais lá no fundo dele éuma pessoa diferente do que aparenta um homem pobre de espirito,e por fora um ser de poder,aparencia,como ovelho ditado diz;as aparencias enganam.

Douglas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Pinheiro disse...

jose wellington gomes souza.

o que eu achei do poema e que ele fala de varias marcas famosas

Socorro Pinheiro disse...

DOUGLAS
Esse poema fala da vida dele que ele nunca bebeu ,fumou. Esse poema tanbém fala da vida cotidiana, e também fala de varias marcas como: cigarro bebida
etc... E relacionado-o a bebida ele fala que na sua camisa lembra-se bebida, que na sua calsa tem um nome que nunca conseguio tirar e a respeito do tema: GLOBALIZAÇÃO E ECONOMIA MUNDIAL esse poema tem tudo haver com o tema. e eu escrevi + foi porque apagaram.

Socorro Pinheiro disse...

DENILSON
o poema fala sobre marcas etiquetas falam da vida dos pobres da vida dos ricos a marcas que usam os abitos dos pobres e dos ricos

Unknown disse...

Esse texto falaa sobre o comtidiano das pessoas que vivem cercada por marcas modelos moda e por muitos anucio que vimos no nosso dia a dia e etiqueta de roupas em relacao
a globalizacao e tambem a mordenidade.

Unknown disse...

bom ele fala muito das coisas que passam em nossas vida ou que ainda vai passar fala da vida dele da blusa do sapato ele fala da vida cotidiana
da pobreza da riqueza que alinguagem das pessoas são toltalmente de ferente hoje em dia esse texto e muito interesante fala de muitas coisas legais...

Socorro Pinheiro disse...

SANDRA
Esse poema fala muito sobre avida cotidiana e em relação a globalização tambem,e fala de marcas e anuncios. hoje em dia as pessoas só pensa em andar na moda mesmo sem ser o seu real gosto.

ramon disse...

esse texto se refere marca de etiqueta,fala da vida contidiana eu entendi que esse texto anucio,marca,poeta,sapato,blusa.gual que tipo de referencia. ele se acha um ponto referençial.

Socorro Pinheiro disse...

PAULO ROBERTO COSTA PEREIRA
bem e assi do que o poema diz e verdade o nosso corpo e usado como propagana e nos nem percebemos esse poema fala muito dessas enprezas que querem creçer atraves dos outros muitas veses voçe faz o anucio de uma coisa que voçe tem noijo da quele produto,voçe nunca usou ,nuca esperimentou.ja que voçe nuca gostou da quilo por que voçe vai fazer a propagana da quilo.

Unknown disse...

Achei o texto mto massa ...
Acho que a globalização está presente em nossas vidas ,quando vestimos uma camisa de uma certa marca ,quando comemos em uma determinada rede de fast food .
assim por diante .